Estou começando

Gestão de Estoque no Ecommerce: o Jeito CERTO de Fazer

A gestão de estoque é, por muitas vezes, um dos grandes desafios dos empresários de Ecommerce no dia a dia, não é mesmo? E isso não é à toa… Fazer uma boa gestão de estoque é algo CRUCIAL na hora de atingir o sucesso dos negócios…

Na verdade, a gestão de estoque e armazenagem é o que vai garantir a excelência no planejamento, execução e controle de todos os recursos e mercadorias da sua empresa.

Quer saber o jeito CERTO de fazer um bom controle do seu estoque? Este artigo é para você!

(Imagem: Freepik)

O que é Gestão de Estoque?

A gestão de estoque nada mais é do que uma etapa que faz parte de todo o controle de mercadorias disponíveis para a comercialização em uma empresa…

Ou seja: é tarefa essencial para que o gestor consiga se certificar da quantidade adequada de produtos armazenados no estoque.

Na prática, o conceito de gestão de estoque pode ser compreendido como o processo que define desde o tipo de estoque utilizado, até a sua organização, metodologia e forma de realização de inventário. 

Assim, tenha em mente que, basicamente, é a gestão de estoque que vai permitir que você rastreie o ciclo de vida dos itens que entram e saem de sua empresa.

A Importância da Gestão de Estoque

A importância da gestão de estoque é algo bem claro: simplesmente é a base para o bom funcionamento da sua loja virtual e/ou física.  

Pense no quão problemático seria você ter produtos com uma saída incrível, mas que, por erro ou negligência, esses itens que são mais vendidos apareçam como indisponíveis… Algo que nenhum empresário quer vivenciar, certo?

E mais do que isso…

A gestão correta do estoque vai ajudar a organizar a sua empresa como um todo, evitando a compra de produtos em excesso, remessas erradas, itens em falta e por aí vai…

Fora que contribui diretamente para as avaliações positivas e o retorno dos clientes à sua loja, claro. 

Principais Métodos da Gestão de Estoque

1. PEPS

Neste método o foco é dar prioridade às mercadorias mais antigas, deixando no estoque apenas os produtos mais recentes…

Não é à toa que a sigla significa “primeiro a entrar, primeiro a sair”.

Por isso, é preciso identificar os itens que estão há mais tempo no estoque do seu negócio para que sejam vendidos antes do restante. 

É um dos métodos mais utilizados entre os empresários na hora de fazer a gestão de estoque. Um diferencial é que o PEPS evita a perda de produtos que estejam próximos a data de vencimento.

2. UEPS

Se anteriormente a ideia era o primeiro produto a entrar, sair o quanto antes, na UEPS o procedimento é justamente ao contrário…

Aqui, o objetivo é “último a entrar, primeiro a sair”. Ou seja: as mercadorias que chegaram por último no estoque devem ser vendidas antes das demais. 

Contudo, há um ponto de atenção: este método não é autorizado pela Receita Federal e não deve ser praticado por nenhuma empresa. Vamos explicar por que dando um exemplo…

Imagine um negócio que comercializa produtos que possam estragar facilmente, como os perecíveis, como arroz, feijão etc.  Esse tipo de empresa sempre precisa redobrar a atenção no que diz respeito à validade das mercadorias…

Logo, como os gastos dos produtos são calculados em cima do valor do item mais recente, automaticamente, a utilização desse método faria com que o lucro fosse inferior. 

Por isso o método não é devidamente autorizado, na verdade, apenas para fins gerenciais da sua empresa, não para cálculo de imposto de renda, por exemplo. 

3. Custo Médio como Método de Gestão de Estoque

É também conhecido como “Preço Médio” ou “Média Ponderada Móvel”, o que, na prática, significa que a cada nova entrada de produtos na empresa, os custos de estoque serão refeitos com base em uma nova média… 

E essa média representa os valores de todos os produtos, dos mais antigos aos mais novos, divididos pela quantidade de mercadorias disponíveis. 

Parece complicado, mas não é…

É um método ideal para quem está buscando por uma gestão de estoque focada em buscar um meio eficiente de renovação de valores.

4. Just in Time (Na Hora Certa)

O objetivo aqui é manter um estoque mínimo para atender as demandas da empresa. Isto é, é uma gestão de estoque focada em diminuir custos

Assim, o empresário que decidir utilizar o just in time vai ter que ter um bom planejamento e acompanhamento preciso sobre o estoque. Principalmente para não correr o risco de perder excelentes oportunidades de vendas por não ter produtos suficientes no estoque.

Boas Práticas para a Gestão de Estoque Eficiente

1. Use Ferramentas de Gestão de Estoque

Ou seja: não faça isso de forma manual! Hoje em dia, com a alta absurda do Ecommerce, ficou cada vez mais imprescindível o uso da tecnologia para o gerenciamento de estoque…

Para você ter uma ideia, só no ano passado, o setor faturou R$ 87,4 bilhões. Em números de pedidos, a alta foi de 30%, totalizando 194 milhões – de acordo com o relatório Webshoppers 43.

Na prática, empresas estão vendendo muito em meio a esse cenário tão animador e, com isso, o alto volume de pedidos gerados diariamente necessita de um controle mais eficiente. Afinal de contas, há grande risco de falhas quando computados manualmente…

Fora que as ferramentas de gestão de estoque agilizam a realização de tarefas, reduzem gastos etc. É uma grande vantagem!

2. Faça o Inventário das Mercadorias

Não há muito como fugir: fazer inventário é indispensável quando o assunto é controle de estoque.

Para quem não sabe, o inventário nada mais é do que a contagem dos produtos que estão armazenados no estoque. Basta contá-los fazendo um comparativo com a quantidade presente no sistema que você utiliza para gerir o estoque da sua empresa. 

O indicado é que esse balanço seja feito periodicamente, ok?

3. Acompanhe Atentamente as Entradas e Saídas de Itens

Quando você não sabe exatamente qual produto está disponível e a sua quantidade, fica difícil até mesmo de solicitar a sua reposição, não é mesmo?

Por isso é tão importante ter o controle total dos produtos que entram e saem do estoque do seu negócio… Nenhum lojista quer que aconteçam faltas ou excessos de mercadorias no estoque

E mais um ponto importante nesse sentido: fique atento aos produtos que vieram de trocas ou devoluções. Ou seja, ter um alinhamento com a logística reversa do seu negócio é imprescindível para o sucesso da gestão de estoque também. 

Gestão de Estoque Para Levar o Seu Negócio Para Outro Nível!

Que a verdade seja dita: uma empresa com um estoque desatualizado e desorganizado está bem longe de atingir o seu melhor desempenho no mercado de varejo em geral…

Entenda de uma vez por todas: o estoque é como o coração de seu negócio, sem uma gestão eficiente, os resultados de toda a empresa podem ser comprometidos.  

Diante disso, não hesite em buscar pela melhor gestão de estoque possível para a sua empresa! Os processos que envolvem a logística ficarão mais fáceis, os colaboradores trabalharão de forma mais organizada e você não terá problemas para entender o fluxo de entrada e saída de produtos ou compreender o faturamento da sua empresa…

Hoje, com a alta avassaladora das vendas online – muitas vezes em comunhão com as lojas físicas -, ter um estoque impecável é o básico para as vendas alavancarem nesse mercado que, simplesmente, não para de crescer! 

Então, gostou das nossas dicas? Inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter para receber mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago