Saiba como Encontrar os Melhores Fornecedores!

Última atualização em 15 de janeiro de 2021 por Maria Alice Medeiros

Bons fornecedores são essenciais para o sucesso do seu negócio. Se você tem um Ecommerce e faz uma má escolha no momento de definir os fornecedores, isso pode significar desde altos custos até escassez de produtos em momentos importantes da sua operação.

E, convenhamos, nenhum empresário quer passar por uma situação dessas…

Por isso, no artigo de hoje, separamos algumas dicas VALIOSAS para você acabar de vez com a dúvida de como encontrar bons fornecedores! Acompanhe!

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Como encontrar os melhores fornecedores do seu mercado?

Acredite, encontrar bons fornecedores para loja virtual pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina…

Pesquise Online

O famoso Google é uma excelente ferramenta nessas horas…

Mas, antes de começar a pesquisa, tenha em mente: não faça isso com pressa e optando logo pelos primeiros nomes que surgem nos resultados da busca.

Se você já for clicando nos primeiros resultados, sem nem mesmo considerar buscas com palavras-chave diferentes, por exemplo, é bem provável que acabe insatisfeito com as opções encontradas. 

Logo, lembre-se que encontrar bons fornecedores para o seu Ecommerce é uma etapa fundamental para o negócio. Então, faça as pesquisas com calma e muita atenção! 

Use uma variedade de palavras-chave

O erro mais comum do empreendedor que está buscando por fornecedores é, na hora de buscar no Google, relacionar o seu mercado apenas com a palavra-chave “fornecedores” e parar por aí.

Ou seja, em vez de digitar “fornecedor de suplementos alimentares”, por exemplo, pense em ir além…

Relacione o seu mercado (e seus derivativos) com diversas palavras-chave parecidas com “fornecedor”. Veja:

  • Fabricante de suplementos alimentares;
  • Suplementos alimentares atacado;
  • Suplementos alimentares distribuidor;
  • Produtos naturais distribuidor.

Por que digo isto?

Na prática, um fornecedor nem sempre se auto-intitula como “fornecedor”. Ele pode ser chamado também de distribuidor, confecção (se você trabalha com tecidos), importador etc.

Escolha mais de uma opção

Uma dica de ouro é: sempre tenha 2, 3 ou mais fornecedores para cada produto (ou subnicho) a ser vendido pela sua loja virtual.

Procure não contar apenas com uma empresa, pois, se ela falhar com você, será preciso ter mais opções, um plano B… 

Assim, bons fornecedores são fundamentais para que sua loja virtual consiga honrar os compromissos com os clientes… Jamais dependa de uma só opção.

Dica extra: quando você estiver comparando os sites, elimine algumas opções usando seguintes critérios:

  • Preços muito elevados;
  • Reclamações em excesso de outros lojistas;
  • Site muito desatualizado.

Contudo, sobre o último tópico, é bom ter atenção à seguinte questão: 

Muitos fornecedores, apesar de bons, acabam por não darem muita atenção ao seus sites… 

Isso acontece porque eles não lidam com consumidores finais e, com isso, pode ser que eles não invistam tanto em design e não estejam sempre por dentro das tendências de marketing digital. 

Dito isto, fique atento para não perder boas oportunidades!

Como fazer os melhores negócios com o seu fornecedor?

Agora que você já sabe como encontrar os melhores fornecedores para a sua loja virtual, é preciso entender um pouco sobre técnicas de negociação.

Em primeiro lugar, tenha em mente que, mesmo o seu negócio estando no início, a sua mentalidade precisa ser de “gente grande”. 

O que isso significa?

Os fornecedores lidam com empresários todos os dias… Ou seja, eles sabem exatamente quem são os empresários que levam os seus empreendimentos a sério e quem são os que estão só “de brincadeira” no mundo dos negócios.

Assim, é bom que você esteja preparado, sabendo de todas as informações sobre o seu planejamento, e disponível para mostrá-las ao seu futuro fornecedor. Deixe claro que, apesar de estar começando, você é ambicioso e logo estará à frente de um negócio sólido e cheio de clientes.

Também tenha em mente que você não é o único interessado em chegar a um acordo

Sendo assim, demonstre ao fornecedor que ele está diante de uma excelente oportunidade de negócios. Tome as rédeas da negociação!

Compre a prazo

Depois de uma conversa inicial, deixe claro que você precisa comprar a prazo…

Digo isto, pois muitos dos fornecedores que aceitam vender a prazo somente fazem isso a partir da segunda compra do empresário com eles… 

Assim, se esta for sua única opção, tudo bem, aceite. Mas avise que, a partir da segunda compra, você precisa passar a negociar sempre a prazo.

Mas, você pode estar se perguntando: por que é tão importante comprar a prazo?

Fazendo isso, você consegue trabalhar com o estoque e o dinheiro do seu fornecedor, protegendo o seu capital de giro e ficando mais tranquilo diante de qualquer imprevisto.

Se quiser, faça a primeira compra com cartão de crédito, isso te dará tempo suficiente para começar a vender seus produtos antes de a fatura chegar.

Contudo, se por acaso você não tiver como utilizar um cartão de crédito, ainda há alternativa de recorrer a um empréstimo bancário. E se essa for a sua situação, pesquise muito… 

Isto é, esteja atento às melhores condições do mercado e nunca feche o primeiro negócio que aparecer em sua frente. Muita cautela para não acabar se enrolando no jogo financeiro.

Dê um passo de cada vez

Com limitações iniciais, uma pequena loja virtual geralmente começa com um estoque não muito volumoso… E isso é completamente normal!

Por isso, pode acontecer de você ter alguma dificuldade na hora de negociar preços e condições especiais com os fornecedores…

Assim, nesse momento, é importante não ter pressa

Com o tempo, seu volume de vendas começará a aumentar, sua loja virtual ganhará corpo e, naturalmente, você terá maior poder de barganha…

Além disso, uma boa dica é jamais ficar na sua zona de conforto em relação aos fornecedores… Esteja sempre buscando pelas alternativas B, C e D.

Uma postura assim, além de garantir sempre os menores custos, também faz com que o seu negócio nunca fique dependente de apenas um parceiro!

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