Meio de Pagamento

Adesão ao PIX Já Acontece em Cerca de 1/3 das Lojas Online

Hoje, o Pix representa maioria das transações bancárias feitas no Brasil. E um dos principais reflexos desse cenário animador é justamente que o meio de pagamento instantâneo já está sendo integrado em uma boa parcela das empresas que atuam no Ecommerce

É o que aponta um levantamento realizado pela GMattos, consultoria de Ecommerce e meios de pagamento…

Na prática, quase 1/3 dos lojistas – o que representa 32,2% – já oferecem essa modalidade de pagamento aos clientes. 

(imagem: Freepik)

PIX do Banco Central

A pesquisa contou com a análise de 59 companhias de peso, como Magazine Luiza, Amazon, Mercado Livre, Uber e outras, entre os dias 3 e 12 de maio deste ano. 

Assim, a aceitação do PIX do Banco Central teve uma alta de 6,8 pontos percentuais, saltando de 25,4% para 32,2%, em um comparativo com uma pesquisa similar feita também pela GMattos em março. 

Mas não só isso…

O estudo também mostrou que a aceitação do débito teve uma queda de menos 6,7 pontos percentuais, na comparação entre maio e março, caindo de 42,3% para 35,6%. E isso aconteceu principalmente no que diz respeito ao débito bandeira, já que o débito banco não mostrou uma variação significativa.

– Leia Mais: Conheça os Melhores Meios de Pagamento Online Para seu Ecommerce

Gastão Mattos, cofundador e gerente-geral da GMattos, afirmou em nota divulgada à imprensa que a proximidade entre os percentuais de elevação do PIX e de baixa do débito não deve ser considerado como uma coincidência…

Isso porque – desde as análises feitas em março – o PIX já apresentava efeito predatório em relação ao pagamento feito por débito, algo que chama a atenção, uma vez que, na época de seu lançamento, imaginava-se que o PIX tomaria o espaço do boleto no gosto dos consumidores…

Algo que não aconteceu. Segundo a pesquisa, o boleto bancário mantém o percentual de aceitação de 83% sinalizado em março.

Sendo assim, é justamente na comparação com o débito que os lojistas enxergam benefícios de utilizarem o PIX nos negócios. Pelo seguintes motivos:

  • É um meio de pagamento cômodo e prático para os clientes;
  • Tem ampla distribuição no Brasil (mais de 80 milhões de CPFs);
  • Possui uma alta taxa de conversão (superior a 90%).

E mais: para as empresas, esse ganho na conversão do pagamento faz com que o PIX promova receitas 3 vezes maiores às geradas pelo cartão de débito.

Entretanto, ainda de acordo com o último levantamento da GMattos, vale ressaltar que o cartão de crédito, que tem aceitação de 98,3%, e o boleto, com 83%, são os meios de pagamento mais aceitos pelos negócios online…

Logo em seguida surgem as wallets (carteiras digitais), com 52,5%, que apresentaram uma leve oscilação negativa nesse comparativo entre maio e março – quando apresentaram 54,2% de aceitação.

– Leia Mais: Uso de Carteira Digital Cresce Entre os Brasileiros. Entenda!

Diante disso tudo, quem empreende no Ecommerce precisa ficar atento não só às modalidades tradicionais de pagamento, aquelas que os clientes já estão bem habituados a utilizar… 

É preciso prestar bastante atenção à forte adesão que o PIX vem tendo ao longo desses últimos meses. E mais do que isso: também às atualizações do meio de pagamento instantâneo…

Atenção às Últimas Mudanças do PIX

Recentemente, o Banco Central anunciou que o PIX teria pagamento semelhante ao boleto bancário. É o PIX Cobrança, serviço que  permite a configuração de informações além de valores, como juros e multas…

E, junto a essa notícia, o BC também afirmou que os bancos passariam a ser obrigados a oferecer recurso de agendamento, algo que era opcional até então. 

Além disso, o PIX também começou a permitir a integração da lista de contatos do usuário ao Pix. Na prática, a ferramenta ajuda na identificação dos usuários que cadastraram o número de celular como chave Pix. E a verificação também funciona para os e-mails cadastrados na plataforma.  

Ou seja, essas e outras iniciativas têm tudo para tornar o processo de compra e venda ainda mais prático. E tanto compradores quanto consumidores podem se beneficiar das novas funcionalidades, obviamente. 

Principalmente porque o método de pagamento já faz um grande sucesso entre consumidores, como mencionado anteriormente. Afinal de contas, hoje o PIX representa a maioria das transações bancárias do país, o que engloba as compras feitas tanto em lojas físicas quanto as realizadas pela internet…

Portanto, é seguro dizer que hoje o Pix é tem sido ESSENCIAL no impulsionamento das vendas. E quem não está atento a isso simplesmente está desperdiçando excelentes oportunidades para vender ainda mais.  

Leia também: iFood Libera Pix como Forma de Pagamento. Saiba Tudo!

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago