#09 – A SURPREENDENTE TRAJETÓRIA DA BLACK FRIDAY

Última atualização em 15 de julho de 2020 por Webmaster

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Black Friday

Como toda mulher, períodos de promoção me atraem… Não sei por que, deve ser algo genético, que já vem no DNA feminino!

Mas não são só as mulheres que gostam de promoções, quando falamos de promoções on-line, os brasileiros já se habituaram a aproveitar várias datas comemorativas para encontrar as melhores pechinchas!

Algumas datas já são bem conhecidas e exploradas, tais como o recente dia das crianças, dia dos namorados, páscoa, dias das mães, dias dos pais, Natal, entre outros.

Além dessas conhecidas datas, várias outras datas comemorativas não triviais podem trazer de incremento nas vendas de um e-commerce.

Uma dessas datas, que esta tomando boas proporções em volume de vendas e gosto dos brasileiros é a Black Friday, originária nos Estados Unidos, e que este ano está prevista para sexta feira, dia 29 de novembro de 2013

Ela representa a 4ª sexta-feira de novembro após o feriado norte-americano de Ação de Graças e tem como ideia principal uma ação de vendas, com altos percentuais de desconto em diversos produtos.

Planejando sua Black Friday

Hoje é 24 de outubro, e estamos a cerca de um mês da data prevista, e como em várias outras datas comemorativas, é necessário que você analise se sua loja virtual esta preparada para essa nova onda e prepare com antecedência seu plano de ação.

Se você não fabrica seu produto, para que seu e-commerce consiga ter bons descontos em seus produtos, é necessário negociar com bastante antecedência com fabricantes e fornecedores.

Após as negociações, chega a hora de botar a mão na massa, preparando o estoque dos produtos, infraestrutura e logística necessária para a entrega em tempo aceitável dos produtos promocionais.

Também é importantíssimo e necessário que o varejista esteja com o seu serviço de atendimento ao consumidor devidamente preparado e treinado, para poder atender de forma eficiente os consumidores, e receber o aumento do fluxo de vendas.

Cumpra o que você promete em sua Black Friday

Agora que as pessoas já estão acostumadas com essa data, pois já vamos para a quarta edição, tome cuidado em oferecer promoções verdadeiras, que apresentem reais vantagens para os seus consumidores.

Muitas lojas, em edições anteriores, aumentaram os preços dos produtos e colocaram seu valor original como sendo o valor com desconto, com o objetivo de tentar ludibriar o consumidor com possíveis promoções tentadoras de 50% a 70% de desconto.

Pedro Eugênio, CEO da Busca Descontos e idealizador da versão nacional da Black Friday no Brasil, anunciou diversas medidas para tornar as atividades mais transparentes na data, visando afastar a desconfiança do consumidor.

Outra iniciativa foi a parceria com o ReclameAQUI, que irá ceder um canal exclusivo para os clientes que desejarem reclamar sobre as ofertas do Black Friday Brasil 2013.

Mas será mesmo que vale a pena participar da Black Friday 2013?

Segundo um levantamento da ClearSale, em 2012, as vendas online do Black Friday somaram R$ 217 milhões, mais que o dobro em relação aos R$ 100 milhões apurados em 2011.

Agora, em 2013, a expectativa entre os varejistas e organizadores do Black Friday é de que a edição supere o recorde do ano anterior, atingindo um valor em torno de R$ 297 milhões.

A Black Friday é excelente para conquistar novos clientes, desde que estes não se sintam prejudicados pela sua loja. Com as vendas do período natalino abertas a partir dessa data, segundo números, 60% das pessoas que compraram na Black Friday voltaram a comprar na loja virtual no período de Natal.

Durante minhas pesquisas sobre o assunto, encontrei a gravação de um web seminário, no blog da Rakuten: COMO A SUA LOJA VIRTUAL PODE APROVEITAR O BLACK FRIDAY EM 2013.

Esse seminário é apresentado pelo idealizador do Black Friday Brasil, Pedro Eugenio, conforme mencionado antes, e nele é explicado toda a origem e trajetória desse dia, bem como quais são as oportunidades para você aumentar as vendas e fidelizar clientes participando desse evento.

Assista o web seminário na integra em:
http://blog.rakuten.com.br/como-a-sua-loja-virtual-pode-aproveitar-o-black-friday-em-2013/

Para ilustrar e resumir o texto acima, produzi um INFOGRÁFICO com informações sobre interessantes sobre a Black Friday, confira:

Infográfico Black Friday

Sua loja já participou das edições anteriores da Black Friday?

Conte-me nos comentários abaixo se seu e-commerce já teve experiência, quais foram os resultados positivos e/ou pontos negativos.

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