Pequenos negócios dominam o varejo online brasileiro

Última atualização em 6 de novembro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso

pequenos negócios

Quando se fala em comércio eletrônico, muita gente pensa em grandes marcas como Netshoes, Ponto Frio ou Dafiti, por exemplo. O que poucas pessoas sabem é que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 90% desse mercado está tomado pelos pequenos negócios.

A informação foi divulgada recentemente e faz parte de um estudo muito interessante – a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online – feito em parceria com o site Ecommerce Brasil.

Pequenos negócios e ecommerce: alguns dados curiosos

Ao falarmos em pequenos negócios dominando o varejo online brasileiro, estamos nos referindo a empresas que faturam até R$3,6 milhões ao ano.

Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque

Veja mais algumas informações relevantes:

    • Quando analisadas somente as empresas que possuem lojas virtuais e físicas, o número de pequenos negócios atuantes cai para 71%;
    • Os últimos 3 anos têm sido providenciais para que o empreendedor brasileiro descobrisse de vez o poder do comércio eletrônico. 58% das lojas virtuais brasileiras começaram de 2013 para cá;
    • Dentre todos os ecommerces do país, sejam eles grandes ou pequenos negócios, 53% vende somente online;
    • Em relação ao quadro de funcionários, 25% dos ecommerces contam com o auxílio de 1 funcionário. 40% deles têm entre 2 e 4 profissionais contratados;
    • O comércio eletrônico tem se mostrado um mercado tão interessante que, dentre os varejistas que nunca venderam online, 59% diz ter planos para começar um ecommerce em breve.

pequenos negócios

Razões e motivações

Cada dado descoberto pelo estudo possui explicações claras.

Segundo o que disse Guilherme Afif, presidente do Sebrae, em entrevista à Revista PEGN, os custos menores e as possibilidades de vender 24 horas por dia são diferenciais importantes.

Segundo ele, “os pequenos negócios conseguiram detectar isso e migram cada vez mais para as redes”.

Veja mais: A maior dificuldade do ecommerce que está começando

Foco do mercado

Se você é daqueles que está sempre procurando por oportunidades nos melhores nichos do ecommerce, confira esses dados:

  • Os principais produtos vendidos estão no segmentos de moda, casa e decoração, informática e beleza;
  • Quando consideradas todas as empresas que atuam no comércio eletrônico brasileiro, 73% atuam no comércio, 18% em serviços, 8% na indústria e apenas 1% no agronegócio;
  • Fora isso, a pesquisa ainda detectou que os estados com mais vendas efetuadas são o de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais;
  • A mesma região sudeste também é responsável por abrigar 58% das empresas que atuam no ecommerce brasileiro.

pequenos negócios moda

Conheça o Ecommerce na Prática

Os dados angariados pela pesquisa do Sebrae nos dá uma boa noção sobre como funciona o comércio eletrônico no país, certo?

Se você tem interesse no tema e também está querendo montar o seu negócio online, recomendamos que acesse o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do país sobre comércio eletrônico e empreendedorismo!

Por lá você aprenderá muito, por meio de artigos exclusivos, sobre planejamento, montagem e gestão de loja virtuais.

Gostou do que leu aqui hoje? Então deixe seu email na caixa abaixo para receber nossos conteúdos mais relevantes sempre em primeira mão!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.